Quem tem carro, certamente pensa em seguro. Além do seguro obrigatório, vale a pena pensar em outras coberturas.
Uma questão que envolve a contratação de seguros é o preço. Outro ponto a considerar é a existência de outras opções. Neste artigo, vamos falar sobre a diferença entre proteção veicular e seguro automóvel. Qual é mais vantajoso?
O que é seguro automóvel?
O seguro automóvel ou o seguro moto é oferecido por seguradoras que pertencem à iniciativa privada, ou seja, apresentam interesses econômicos.
Ele pode oferecer coberturas diferentes conforme o plano contratado. Quanto mais coberturas, mais alto o valor da apólice.
O que é proteção veicular?
A proteção veicular opera pela reunião de proprietários de carros ou motos sob a forma de cooperativas/associações, como a AMPLA. Nesse caso, não há interesses lucrativos.
Na proteção veicular, as despesas são divididas proporcionalmente entre os membros da AMPLA e, geralmente, ela sai mais barata que a contratação de seguro.
Qual são as diferenças entre proteção veicular e seguro auto?
Acima, já mostramos algumas diferenças.
O seguro automóvel:
- iniciativa privada;
- comercializado por seguradoras;
- fins lucrativos;
- valor da apólice varia conforme o plano contratado e é individual;
- preços mais altos (na maioria das vezes).
- iniciativa coletiva;
- ofertada pela AMPLA;
- sem fins lucrativos;
- valor varia conforme os sinistros e são divididos entre todos;
- preços mais baratos.
Vamos detalhar melhor algumas diferenças:
Adesão
Antes de realizar a adesão do seguro, é preciso fazer a precificação, que está atrelada a alguns critérios:
- cotação que leva em conta os dados do segurado e do veículo;
- proposta realizada junto à seguradora;
- caso o veículo seja novo (0 km), a nota fiscal é oferecida;
- se for carro/moto usado e não for uma renovação do seguro, pode ser necessário fazer uma inspeção.
No caso da proteção veicular, a pessoa interessada deve arcar com alguma taxa e assinar um contrato de adesão. É um termo que formaliza a associação e, a partir da assinatura, a proteção já está valendo. O pagamento incide como mensalidades que os membros associados pagam e que variam de acordo com os prejuízos acumulados.
Apólice
No seguro automóvel, o beneficiário recebe a apólice. Esse documento registra os direitos e os deveres do cliente e da seguradora. A seguradora assume os riscos e, portanto, os gastos que venham a surgir passam a ser de sua responsabilidade.
A proteção veicular não tem apólice. A proteção é garantida pelo contrato que foi assinado pelos membros, em que eles se comprometem à responsabilidade mútua sobre os veículos.
Regulamentação
As empresas seguradoras devem cumprir as normas do CNSP (Conselho Nacional de Seguro Privado) e da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Esses órgãos oferecem garantias legais ao cliente, conferindo proteção ao negócio.
Já a proteção veicular não dispõe de uma regulamentação específica. As entidades que regulamentam a legalidade do trabalho são a OCB (Organização de Cooperativas Brasileiras) e o Código Civil Brasileiro, o que poderia deixar as resoluções de problemas mais burocráticas, mas com a AMPLA não acontece isso.
A AMPLA é a única associação que tem regulamentação por decisão federal desde 2014. Desde esse ano, ela tem autorização da Justiça Federal para trabalhar no Brasil. É a primeira e, por enquanto, a única com permissão que assegura a legitimidade de suas atividades.
Cobertura
A cobertura oferecida pelas seguradoras são, em geral, as mesmas:
- roubos;
- furtos;
- colisões;
- danos a terceiros;
- incêndios.
Mas elas costumam oferecer coberturas extras com custos extras, que podem ser valiosas, como a assistência 24 horas.
A proteção da AMPLA é praticamente a mesma, mas envolve serviços adicionais (assistência 24 horas, carro reserva, proteção mesmo em caso de desemprego, proteção no caso de quebra isolada de faróis, vidros, lanternas e retrovisores) sem custos extras para os membros do grupo.
Enfim, analise o que é melhor para seu veículo antes de contratar um seguro auto. A proteção veicular é uma boa opção para pessoas mais jovens e que buscam economizar.
E você? O que acha melhor? Aproveite para conhecer nossos outros conteúdos. Visite e siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!