Segredos para ter uma viagem segura de carro

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cuidado com a bateria

No inverno, o óleo lubrificante demora mais pra dilatar, devido às baixas temperaturas, e exige mais da bateria ao ligar o carro, o que pode levar a um desgaste excessivo. Garantir a qualidade em um Centro Automotivo de confiança é a melhor opção para evitar problemas com a bateria. Uma dica é não ligar o carro com o ar condicionado e o farol ligados, para não sobrecarregar o sistema elétrico.

Atenção com o óleo lubrificante

O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças, e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.

Inspecionar os freios

A troca do fluido de freio deve estar de acordo com o manual do proprietário, alerta Iombriller. De modo geral, o intervalo entre as trocas é de 40 mil quilômetros. Já as pastilhas de freio e discos devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros – o mesmo intervalo se aplica às lonas de freio (em caso de veículos com freio a tambor na roda traseira), ou ao conjunto discos e pastilhas traseiros (em caso de automóveis com freio a disco nas quatro rodas).

Verificação dos pneus

Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu, pois dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Assim como é preciso ficar atento às pequenas avarias, que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

    Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato: