Quais são os tipos de sinistro mais comuns no seguro de automóvel?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O seguro automóvel cobre riscos que são fáceis de acontecer. É recomendável mantê-lo se o carro for seu principal meio de veículo ou se você trabalhar com ele. Esse seguro costuma custar entre 5% e 10% do carro, um valor pagável caso você precise repor o veículo inteiro. Além disso, consertos pequenos como furo de pneu, troca de lâmpadas, martelinho de ouro e outros podem te custar um bom dinheiro e fazer valer a pena ter um seguro auto, já que por fora saem mais caros.

Sinistro integral

Quando o veículo é considerado irrecuperável ou seus danos superam 75% do seu valor, o segurado tem direito ao ressarcimento sem o pagamento da franquia. A mesma condição se aplica a casos de furto ou roubo em que o veículo não é recuperado.

Sinistros envolvendo terceiros

No caso de um acidente de trânsito causado pelo segurado com envolvimento de terceiros, o pagamento da franquia será necessário para que a seguradora arque com as demais despesas. É claro que, para isso, a apólice deve contemplar esse tipo de situação.

Antes de prosseguirmos para o cálculo do valor da franquia, vale a pena relembrar os principais tipos de sinistros em seguros auto — sempre ressaltando que a cobertura pode variar de acordo com o seu contrato.

Incêndio

A cobertura de incêndio está presente em praticamente todos os tipos de seguro auto, já que é considerada uma proteção básica. Ela envolve não apenas a perda total causada por explosões, mas também avarias causadas por fogo no veículo. Ela pode ser acompanhada, também, por um sinistro causado por raios.

Enchente

Veículos danificados pelas águas das chuvas, por transbordamentos e alagamentos podem ser configurados como um sinistro de enchente. Isso inclui tanto casos de carros que foram danificados enquanto trafegavam ou estavam estacionados, ainda que em garagens no subsolo.

Furto e roubo

Esse sinistro pode se referir tanto à subtração do veículo quanto de itens do seu interior, como rádios, aparelhos de DVDs, ou ainda de pneus e rodas. Esse tipo de sinistro também costuma ser incluído nos seguros mais básicos, da mesma forma que ocorre com a proteção contra incêndios.

    Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato: