Proteção veicular: entenda seus principais direitos e deveres

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Mãos masculinas se cumprimentando e fechando acordo de proteção veicular

Como em outros casos de prestação de serviço, a proteção veicular apresenta direitos e deveres que devem ser cumpridos pelas partes envolvidas, ou seja, pelo contratante e pela empresa contratada para a prestação do serviço.

Quando buscamos um serviço de proteção veicular, o principal objetivo é manter o nosso automóvel seguro, preservando o investimento nele. E, para que isso ocorra de modo eficiente, é importante conhecer seus direitos e deveres.

Por isso, no texto que segue, vamos falar sobre os principais direitos e deveres de quem contrata um seguro de carro em BH, para que você possa desfrutar ao máximo do serviço contratado.

Conheça os direitos e deveres de quem contrata um serviço de proteção veicular

É normal, principalmente no momento do acionamento da proteção veicular, surgirem dúvidas sobre quais são as obrigações da seguradora e quais são os seus deveres diante do sinistro.

Por isso, vamos falar um pouco a respeito disso a seguir, para que você tenha consciência de todas as informações.

Direitos do segurado

O segurado tem direito de receber uma indenização, em até 30 dias, caso ocorra algum sinistro que seja coberto pelos termos da apólice. Além disso, todo e qualquer reparo realizado no veículo deve ser feito com peças novas e originais.

No entanto, em alguns casos, os reparos com peças novas e originais pode não ser uma obrigação da seguradora, e isso fica definido na apólice, daí a importância de ter ciência de todos os seus termos.

É seu direito poder confiar na seguradora no momento da prestação de informações, ou seja, a seguradora não pode duvidar das informações fornecidas pelo segurado.

É direito do segurado escolher a oficina que vai realizar o reparo no veículo, seja ela credenciada à seguradora ou não.

Em até 15 dias, a seguradora deve notificar o segurado caso ocorra alguma recusa do seguro. E caso isso aconteça, o segurado ainda pode contar com a cobertura por até 2 dias.

Além disso, o segurado tem direito a ter acesso a toda documentação referente à proteção veicular, realizar o cancelamento do serviço em qualquer momento, desde que haja concordância da seguradora. E, ainda, usar o bônus que tem no momento para fazer a renovação do seguro e receber descontos.

Deveres do segurado

O segurado possui como dever pagar o valor do prêmio de acordo com o estabelecido na contratação, sem atrasos, bem como sempre prestar informações verdadeiras sobre o veículo e sua utilização.

Ele deve, sempre que possível, garantir que o veículo esteja em bom estado de conservação e realizar a vistoria do veículo quando for preciso.

Além disso, é responsabilidade do segurado manter a seguradora informada sobre transferências do veículo, alteração do condutor principal, mudança de endereço ou qualquer outro fator que altere o fator de risco do veículo.

É dever do segurado conhecer sua apólice de seguro, tendo ciência de seus termos. E também realizar um boletim de ocorrência sempre que ocorrer algum sinistro. Caso reparos sejam necessários, é seu dever aguardar a autorização da seguradora para isso.

Outra informação importante é que a seguradora tem a obrigação de sanar quaisquer dúvidas do segurado, em qualquer momento, então, sempre que necessário, busque a sua seguradora, não fique na dúvida!

Ciente dessas informações, acreditamos que usufruir ou mesmo contratar um serviço de proteção veicular vai se tornar uma tarefa mais tranquila, seja na hora da escolha da seguradora ou no momento de acionamento do seguro.

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