Proteção veicular: 5 conselhos antes de começar a dirigir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação, popularmente chamada de “carteira de motorista”, é um momento marcante na vida de um jovem. A CNH abre novas perspectivas, relacionadas a mais autonomia, à possibilidade de ter seu próprio carro.

Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a dirigir. A empolgação em excesso pode resultar em frustração. Para evitar isso, é bom ficar atento a alguns pontos — inclusive em relação à proteção veicular. Veja (e siga) estes 5 conselhos antes de começar a dirigir seu veículo!

1. Conheça bem o carro que vai dirigir

Conhecer bem o carro que vai dirigir ajuda a vencer alguns medos e a ganhar mais autoconfiança. Uma “encenação” pode ser útil.

Sente-se no banco de motorista do carro, coloque o cinto de segurança, regule o banco para experimentar a altura e posição mais adequadas, regule o retrovisor e o espelho interno, movimente o volante várias vezes para experimentá-lo. Como se realmente estivesse guiando, passe todas as marchas, use a seta, a embreagem, o freio e o acelerador.

Também simule paradas diante do semáforo e da linha de pedestres. Reduza as marchas, da última para a penúltima, até chegar à primeira. Simule também o ato de estacionar o carro, principalmente a baliza (ela ainda é um dos grandes desafios dos que vão tirar carteira de motorista). Vá se habituando ao veículo.

2. Faça uma revisão no veículo

Para evitar imprevistos, também é importante fazer uma revisão completa em seu carro. Vale a pena que você mesmo aprenda mais sobre a parte mecânica e a parte elétrica do automóvel, mas conte com os serviços de um mecânico de sua confiança.

Entre os pontos fundamentais de uma revisão, podemos destacar a calibragem dos pneus, o alinhamento e o balanceamento, a manutenção dos freios, as condições dos pneus, o nível de água no radiador, os itens de segurança (faróis, cinto de segurança). Mesmo considerando que o carro seja zero quilômetro, é importante verificar alguns pontos antes de pegar a estrada.

3. Dirija acompanhado

Se vai fazer sua primeira viagem, aconselhamos a não ir sozinho. Vá acompanhado com alguém de maior que saiba dirigir e possa assumir o volante caso aconteça alguma coisa.

Mesmo que seja uma simples volta pela cidade, é importante que alguém vá com você. Na verdade, isso é recomendado nas primeiras voltas e, principalmente, na primeira viagem. O excesso de autoconfiança pode trazer problemas — inclusive, traumas e a desmotivação para continuar dirigindo caso ocorra algum imprevisto desagradável.

4. Comece em lugares de pouco movimento

Não comece a dirigir em locais muito movimentados — é um risco desnecessário. Procure ruas menos movimentadas ou horários mais tranquilos. Uma simples volta pelo quarteirão já vai ajudar bastante.

Não fique muito empolgado somente porque tirou a CNH, pois o trânsito exige muita cautela e, como se sabe, mesmo motoristas veteranos estão sujeitos a passar por experiências difíceis.

5. Contrate proteção veicular

Antes de começar a dirigir, seja prevenido de todas as formas. Além do seguro obrigatório, invista em outras coberturas. O seguro de carros BH é uma boa opção, mas existe também a proteção veicular.

A proteção veicular é uma solução mais econômica, ideal para jovens motoristas. Ela oferece todas as coberturas de um seguro convencional. Além disso, dispensa análise de perfil e consulta aos órgãos de proteção de crédito. A proteção veicular cobre furtos, roubos, acidentes, incêndios. Também oferece proteção contra terceiros e garante assistência 24 horas.

São muitos os benefícios em contratar a proteção veicular. Por isso, antes de escolher o seguro de carros BH, analise a viabilidade de contratá-la. E não esqueça os outros conselhos dados ao longo de nosso texto. Todos eles vão ajudar você a dirigir com mais segurança e confiança, sem causar riscos a si mesmo, nem a terceiros.

Já tirou a CNH? Já possui seu carro ou pretende comprá-lo em breve? O que achou de nosso post? Gosta de postagens dinâmicas? Então, aproveite para conferir nossas outras postagens nas redes sociais. Venha nos seguir no Facebook e no Instagram!

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook