Documentação Veicular: Tudo que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A aquisição de um carro ou de uma moto requer muita responsabilidade. Isso significa guiar com atenção, respeitando os semáforos e as faixas de pedestres, sempre dentro da velocidade permitida para evitar acidentes. Além disso, é necessário cuidar da manutenção do carro, de sua limpeza e de sua segurança.

Para a segurança, você deve contratar um seguro de carros BH ou a proteção veicular. São opções que vão cobrir seu veículo em diferentes situações, como acidentes e roubos.

Mas, além desses pontos, é preciso ficar atento aos documentos. Para evitar multas e apreensões, você deve mantê-los em dia conforme a lei determina. Neste post, falaremos tudo que você precisa saber sobre documentação veicular, confira!

Conheça a documentação veicular básica

A documentação veicular básica inclui:

Certificado de Registro do Veículo (CRV)

O CRV registra as características do veículo: chassi, ano, modelo, tipo de combustível, número da placa. Qualquer mudança no veículo (como pintura de outra cor) deve ser comunicada logo ao Detran para alteração no CRV.

Esse documento recebe outras denominações, como: transferência de propriedade, recibo de carro, Documento Único de Transferência (DUT).

No caso de venda, é preciso preencher a parte de trás do documento com os dados do comprador, que será o novo dono. Uma vantagem do CRV é que sua validade é indefinida.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

O CRLV é um documento que o proprietário do veículo deve portar obrigatoriamente de acordo com a Resolução Contran nº 13/1998. Você deve andar sempre com ele, da mesma forma que faz com a CNH (carteira de habilitação). O documento tem renovação anual e, nele, está registrado o pagamento do seguro obrigatório.

O CRLV também é chamado de licenciamento. Os proprietários de veículos recebem, todos os anos, o boleto para pagamento. Há um prazo para renovação que está relacionado aos últimos algarismos que formam a placa do carro. O preço e a data de renovação dependem do Detran de cada estado.

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

O IPVA também é um imposto de recorrência anual, que incide sobre automóveis, motos, caminhões e ônibus. Sua finalidade é a arrecadação de recursos para a conservação das rodovias e estradas nos estados e municípios.

Para cálculo do IPVA, a Secretaria divulga até o final de outubro uma tabela com validade até setembro. Cada estado determina seu percentual conforme a tabela. O pagamento do IPVA pode ser parcelado ou com desconto à vista.

Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT)

Trata-se do conhecido seguro obrigatório, que garante cobertura nos seguintes casos:

  • acidentes que geram gastos hospitalares;
  • acidentes que causam a invalidez permanente da vítima;
  • acidentes que resultam na morte da vítima (o beneficiário recebe a indenização das despesas geradas).

A solicitação da indenização só é válida se for requerida até três anos depois do acidente, excetuando-se os casos de invalidez, em que os prazos só são contados depois que o laudo for concluído.

Contrate uma proteção veicular

Para finalizar, vamos falar sobre outro documento importante, que complementa o seguro obrigatório. Você pode fazer um seguro de carros BH, mas também pode optar por uma solução mais econômica: a proteção veicular.

A proteção veicular garante cobertura no caso de roubos e furtos, acidentes, incêndios, danos contra terceiros. Também proporciona assistência 24 horas, carro reserva, consertos em casos de quebras isoladas e até sustenta as coberturas se o dono do veículo ficar sem trabalho.

É fundamental manter sua documentação veicular em dia para evitar problemas e se manter sempre prevenido contra certas situações, como acidentes. A proteção veicular também é uma solução mais econômica para ampliar suas coberturas e manter seu veículo e os usuários ainda mais seguros.

Todo documento, de alguma forma, garante a segurança, seja em transações, seja diante da lei, seja contra roubos, seja contra acidentes nas estradas. A segurança é prioritária em qualquer situação. Aproveitando o tema, confira alguns segredos para fazer uma viagem segura de carro!

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook