Direção defensiva: como ela pode ajudar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

ampla-brasil-seguro-veicular-direcao-defensiva

Quem dirige sabe da importância de se estar sempre atento ao volante para prevenir acidentes. Porém, em algumas situações, simplesmente não é possível reagir a tempo. Justamente para evitar situações desse tipo, a direção defensiva é tão importante.

Por meio de uma série de diretrizes, essa prática segura permite que o motorista identifique e evite sua exposição a riscos desnecessários. Sendo assim, preparamos este breve guia a fim de explicar em detalhes sua importância, seu funcionamento e os principais benefícios. Confira a seguir!

Afinal, o que é direção defensiva?

Primeiramente, é importante deixar claro que direção defensiva não consiste em um conceito abstrato. Trata-se de um conjunto definido de boas práticas de direção e comportamento no trânsito, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Além disso, a aprendizagem da direção segura é dividida em dois conjuntos de técnicas: as preventivas e as corretivas. A primeira trata das ações que o condutor treinado pode e deve realizar ativamente para que ele mesmo e os demais motoristas e pedestres ao seu redor não sejam postos em perigo.

Já as manobras corretivas são úteis para momentos em que o condutor precise reagir a uma situação perigosa a fim de evitar um acidente. Ambas são extremamente recomendadas para qualquer pessoa que dirija, seja casualmente, seja como motorista profissional.

Como colocá-la em prática?

Para realmente aprender sobre as técnicas da direção segura, é conveniente realizar um curso sobre o assunto. Dessa forma, um instrutor treinado poderá mostrar na prática o que se deve fazer e o que deve ser evitado, corrigir seus erros e tirar suas dúvidas. O treinamento é pautado em cinco pilares: conhecimento, atenção, previsão, ação e habilidade.

O conhecimento está diretamente relacionado à familiaridade com as normas de trânsito que, por si só, já são capazes de evitar um bom número de acidentes e situações perigosas, caso sejam respeitadas. Para tanto, é recomendada a leitura do Código de Trânsito Brasileiro.

A atenção é crucial tanto para não desrespeitar os sinais vermelhos como para ser capaz de visualizar pedestres e outros veículos prestes a cruzar seu caminho. Ao dirigir, tome sempre o cuidado de estar alerta e focado no que acontece ao seu redor. Ou seja, nada de ficar de olho no celular, de dirigir com sono ou com qualquer mal-estar.

A previsão está diretamente atrelada à atenção e é crucial para se colocar sempre em posição segura ao dirigir. Isso significa manter distância e velocidade recomendadas e que permitirão que você tenha tempo suficiente para reagir com agilidade sempre que necessário.

A ação trata da sua atitude como motorista. Seguir de verdade as leis de trânsito será de grande relevância para a direção defensiva.

A habilidade, enfim, vem com a prática. Ao se comprometer a seguir os outros quatro conceitos no seu dia a dia, será cada vez mais natural ficar atento e ser capaz de antecipar situações de risco ao volante.

Quais são seus principais benefícios?

Além de fornecer ao motorista um conhecimento que é capaz de reduzir acidentes de trânsito, trazendo mais segurança e ajudando a preservar vidas, há ainda outros fatores positivos desse aprendizado. Com ele, é possível evitar também, por exemplo, danos materiais a seu veículo e, consequentemente, economizar em reparos e trocas de peças.

Mesmo para quem tem seguro veicular, seja para carro, seja um seguro para moto, evitar o estresse e o tempo gasto nos consertos do veículo é sempre algo bem-vindo. Ainda mais para quem trabalha como motorista de aplicativo, por exemplo, e depende do automóvel diariamente.

No fim das contas, aprender e aplicar as técnicas de direção defensiva só trará vantagens para qualquer motorista. Mais do que isso, ajudará a preservar mais vidas no trânsito!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe este texto nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro dessas ideias.

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook