Comprei uma moto, preciso de seguro?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ampla-Brasil-seguro-de-moto-duas-motocicletas-na-estrada

Sabemos que ao adquirir um carro, uma das primeiras medidas a se tomar está na procura de uma cotação de seguro veicular — mas para os amantes da liberdade, a moto é bem mais almejada. E se você aderiu às motocicletas, já deve ter se perguntado se é relevante, tanto quanto para o carro, a aquisição de um seguro.

Neste post, vamos comentar um pouco sobre as vantagens de ter um seguro de moto e quais são as opções mais adequadas para quem o busca. Continue a leitura e saiba mais!

Por que é importante ter um seguro de motos?

O seguro de motos é um “instrumento” de proteção para o seu patrimônio. Buscar um plano para segurança da sua motocicleta se faz tão essencial quanto para qualquer outro veículo. De modo geral, ele impede que você saia perdendo em caso de acidentes.

Mesmo que às vezes surjam dúvidas da real necessidade de investir em um programa assim — o qual pode nem ser usado caso não ocorra nenhuma eventualidade —, é interessante que não se deixe esse cuidado de lado.

Hoje em dia, há inúmeros programas de proteção veicular, com diferentes planos e coberturas, e custos que cabem no bolso.

Além disso, sempre recomenda-se investir na prevenção do que, em casos de acidente, ter de arcar com gastos de última hora, sem planejamento prévio e exigindo medidas precipitadas.

Existem situações específicas em que a contratação de um seguro de motos se torna ainda mais adequada; quando você usa o veículo com grande periodicidade, seja para trabalho ou lazer, por exemplo.

Para quem mora ou frequenta muitos locais onde há grande incidência de roubo ou furto desses veículos, ou para quem reside em regiões onde se precisa enfrentar trânsitos turbulentos, aumentando as chances de colisão, o plano de segurança é altamente indicado.

E se você usa pouco sua moto para tarefas rotineiras, mas costuma fazer viagens com ela, considere contratar o seguro de motos mais atrativo para você.

Como funciona um seguro de motos?

Apesar de serem categorias de veículos diferente, os seguros para motos apresentam funcionamento exatamente igual aos de carros.

A proteção veicular de motos também cobre, a depender do plano contratado, furtos e roubos, colisões, incêndios, danos a terceiros, entre outras demandas comuns para quem quer proteger seu veículo.

No caso das motos, aconselha-se a contratação de uma ótima cobertura, tendo em vista que há um maior risco associado a motocicletas de se envolverem em acidentes de trânsito ou até de serem roubadas.

Da mesma maneira como ocorre com os carros, na cotação de seguro veicular para motos, o valor sofre alterações de acordo com os riscos associados ao veículo.

Como são mensurados os riscos para a cotação de seguro veicular?

De modo geral, as empresas que ofertam a proteção veicular costumam fazer suas avaliações baseadas em informações estatísticas.

Consideram-se, portanto, fatores como: os modelos de moto — uma vez que existem tipos nos quais o reparo é mais dispendioso —, regiões onde costuma haver mais ocorrências de furtos, faixa etária dos contratantes do serviço, entre outros.

Por isso, no momento da cotação de seguro veicular, solicitam-se informações do principal condutor da moto, e é crucial que esses dados sejam passados com fidelidade à realidade.

Geralmente, os dados solicitados incluem: local de residência do condutor e futuro associado, roubos e acidentes em que o condutor já esteve envolvido, histórico de sinistros e créditos e local onde a moto fica guardada à noite.

Perceba que há diversos pormenores a se analisar, todos eles muito bem avaliados estatisticamente, podendo interferir no valor final do seu programa. Ao buscar um plano para sua moto, faça a cotação de seguro veicular cautelosamente e busque a opção mais interessante e adequada.

Adquirir uma moto é bem mais fácil e prático, e o deslocamento com ela, mesmo nos centros congestionados, torna-se mais ágil. Por esses e outros motivos, a aquisição desse veículo tem entrado cada vez mais na vida de várias pessoas — e garantir seu cuidado por meio do seguro de motos deve entrar na lista de prioridades!

Se você gostou das dicas, curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdos como esse no seu feed!

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook