Como escolher um carro novo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Eventualmente, em algum momento da vida, comprar um carro novo acaba entrando para a lista de prioridades de quem quer adquirir uma maior autonomia seja na vida pessoal ou na profissional. E especialmente por se tratar de um bem de consumo durável, com o qual a pessoa ficará por pelo menos alguns anos, o automóvel deve ser escolhido com cuidado. Planejamento financeiro, forma de pagamento, tipo de veículo, gastos com manutenção e expectativa de revenda são só alguns dos pontos que o comprador deve colocar na ponta do lápis antes de se decidir.

Planejamento financeiro

Quem quer comprar um carro deve se planejar financeiramente para garantir a saúde do seu orçamento. E esse primeiro passo é especialmente importante se você pretende optar por uma forma de pagamento parcelada, tomando cuidado para que as prestações não pesem no bolso e, assim, consiga honrar o compromisso assumido. É simples: se você tem consciência da própria condição financeira, pode programar a compra do bem sem que venha a correr o risco de o sonho se transformar em um pesadelo no futuro.

Percurso

Para começar a se planejar, você pode pensar em 3 aspectos: o ponto de partida, o caminho e o ponto de chegada. Achou complicado? Calma, porque vamos explicar. O primeiro marco diz respeito à sua real situação no momento, que abrange idade, salário, cargo, estágio de vida familiar, formação educacional e o que mais achar relevante para o contexto. Ao fazer esse exercício de autoconhecimento, você saberá qual é seu nível atual de vida, podendo, a partir desse cenário, realmente se planejar para comprar um carro novo.

Prestação

O ideal é que a prestação do veículo não ultrapasse os 30% do seu salário. E por falarmos em renda, é interessante que você se programe com base no dinheiro que de fato ganhará e não em possibilidades que possam ou não se concretizar — como promessa de aumento salarial ou de melhoria de cargo. Além disso, faça suas contas a partir da sua renda líquida, já devidamente descontada de previdência, FGTS, plano de saúde e assim por diante.

    Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato: