Carro ou moto: qual a melhor opção?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ampla-Brasil-carro-ou-moto-homem-em-dúvida

Vai comprar um veículo e não sabe se opta pela agilidade e liberdade da moto ou segurança e conforto do carro? Considerar fatores como seu estilo de vida e o seguro de moto ou de carro podem ajudar a tomar a decisão certa.

Para auxiliar você a escolher de forma assertiva, vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um desses meios de locomoção, apresentando o que deve ser considerado na hora de selecionar um ou outro. Confira!

O que analisar na hora de escolher entre o carro e a moto?

Antes de mais nada, torna-se relevante que você saiba o que ponderar para fazer a seleção. Veja abaixo alguns dos pontos a se analisar:

Considere seu estilo de vida e suas necessidades de transporte

No que se refere ao estilo de vida, leve em conta sua rotina. Você precisa de um meio de transporte rápido e ágil? Não tem necessidade de transportar família ou cargas que demandam um porta-malas? Então talvez a moto seja a melhor opção para você!

Caso contrário, opte pela versatilidade do carro. Em grandes centros, a agilidade das motos pode trazer mais vantagens — mas, como falamos, se não for possível adequar o uso ao seu dia a dia, não insista.

Há ainda quem opte por possuir os dois, usando a moto durante a semana, e o carro aos fins de semana para passeios em família e pequenas viagens, por exemplo. Tudo pode passar por adaptações e esse é um fator primordial a se pensar na hora da compra.

Leve em conta o consumo de combustível

Neste quesito, as motocicletas saem ganhando. Mesmo os modelos de moto mais robustos e com altas cilindradas consomem menos combustível do que carros.

Mas antes de optar por uma moto apenas considerando esse fator, faça uma previsão de qual será a quilometragem média percorrida e, com base nisso, contabilize e descubra quanto se gastará com combustível.

As médias de gastos podem variar. Hoje em dia, existem modelos de carro que, quando comparados com certos tipos de moto, podem surpreender na economia de combustível.

Verifique os custos de manutenção dos veículos

Motocicletas de baixa cilindrada demandam custo de manutenção baixo, mas aqueles modelos com motores mais potentes podem gerar maiores despesas de manutenção aos proprietários.

Em alguns casos, a manutenção de um carro e de uma moto podem acabar saindo em valores muito similares. Por isso, para avaliar de maneira correta esse quesito, conheça os modelos que se pretende comprar de cada um dos veículos.

Só após ter conhecimento do tipo pretendido se torna possível avaliar quais são os valores médios de manutenção.

Devo me preocupar com o seguro para proteção veicular?

A cobertura da proteção veicular para motos e carros é, resumidamente, muito similar. Mesmo assim, há peculiaridades do seguro de moto e do seguro de automóvel que devem se considerar antes de adquiri-los.

Na avaliação e definição dos custos do plano de proteção veicular, por exemplo, fatores como segurança e probabilidade de ocorrência de acidentes com o transporte é analisado. E como sabemos, estatisticamente as motos têm um elevado índice de acidentes, o que costuma tornar o seguro de motos mais caro.

No entanto, outros pontos podem tornar a diferença de custos de um seguro de moto em relação a um seguro de automóvel bem menos pronunciada, principalmente no que se refere ao tipo dos veículos. Por isso, sempre considere cotar serviços de proteção veicular para os modelos de transporte que se pretende adquirir.

A dúvida de investir ou em um carro, ou em uma moto é muito comum. Para saná-la de vez e fazer uma escolha certeira, é necessário considerar os prós e contras dos dois veículos — como esses que citamos acima.

Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a também fazerem uma boa escolha!

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook