4 dicas para manter o seu carro em bom estado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A manutenção de seu carro é fundamental para ele esteja sempre em bom estado. Não importa quantos quilômetros rodados ele tem, você pode mantê-lo quase como novo se tomar os cuidados necessários.

A verdade é que muitos veículos terminam sua vida útil antes do tempo por causa da falta de cuidados. Outros carros chegam a parecer mais velhos do que são pela negligência com a limpeza e a manutenção.

Evite essa situação! Além de contratar proteção veicular para seu automóvel, siga as dicas a seguir para que ele esteja sempre em boas condições de uso, com uma boa aparência e um bom desempenho, pois assim você diminui as possibilidades de acidentes!

1. Tenha cuidado com os pneus

Quais cuidados são necessários com os pneus de seu carro? É necessário mantê-los sempre calibrados, com a pressão correta para evitar os riscos de acidentes. Pneus com calibre inadequado consomem mais combustível e podem provocar explosões. Além disso, têm uma durabilidade muito menor.

Também é necessário alinhar e balancear os pneus. O alinhamento é uma prática cuja finalidade é acertar os ângulos dos pneus para deixá-los ajustados ao volante, pois as irregularidades nas estradas (inclusive os buracos) causam problemas de desalinhamento. Desvios em excesso e muitos impactos contribuem para o desgaste das bordas dos pneus, deixando o carro pendente para um lado. Além da má aparência, veículos desalinhados estão mais sujeitos a acidentes.

O balanceamento é uma prática que evita a trepidação e ruídos no carro. A trepidação é perceptível no volante, no piso, nos bancos e no painel. Isso ocorre quando há desequilíbrio entre as rodas e os pneus. Muitas vezes, o peso não é distribuído uniformemente, ficando concentrado apenas em uma ou duas rodas. Com o balanceamento, esse problema é resolvido, restabelece-se o equilíbrio no veículo e as vibrações internas diminuem.

Também é preciso lavar os pneus sempre que estiverem muito sujos. Eles, naturalmente, tendem a se sujar mais rápido que o resto do veículo.

2. Verifique sempre a parte elétrica e mecânica

O automóvel é composto por três sistemas: chassi, carroceira, motor/elétrica. Enfim, é necessário fazer a manutenção periódica de:

  • motor;
  • embreagem;
  • correia dentada de distribuição;
  • correia do alternador;
  • bateria;
  • vela de ignição;
  • alternador;
  • lâmpadas;
  • chassi, onde estão a transmissão, a suspensão, as rodas, a direção e os freios;

Algumas operações podem ser feitas pelo próprio dono do carro, desde que ele entenda algo do veículo, o que é muito recomendável. Um exemplo é o fluido do radiador, que resfria o motor, evitando o superaquecimento. Devemos mantê-lo sempre no nível certo. De qualquer maneira, é bom contar com o trabalho de um profissional para inspeções e correções mais profundas.

3. Lave periodicamente seu carro

A limpeza também é importante para manter o carro em bom estado. Essa lavagem pode ser feita em casa, mas é bom levá-lo, de vez em quando, ao posto de lavagem para um tratamento melhor.

Em casa, use apenas água e sabão neutro na lavagem. Você pode utilizar determinados produtos para polir. O enceramento é uma técnica muito usada.

Sempre que voltar da praia, lave o carro. O sal da maresia provoca a oxidação dos componentes que não apresentam tratamento anticorrosivo.

4. Contrate a proteção veicular

Também é importante contratar a proteção veicular ou o seguro de carros BH. Caso aconteça algum acidente, a proteção veicular cobre os custos com o conserto, permitindo que seu veículo fique reformado, em bom estado novamente. Pode até dar outro carro em casos de perda total do veículo.

Além disso, ela garante a troca isolada de lanternas, faróis, vidros e retrovisores. Também oferece assistência 24 horas.

A proteção veicular é uma alternativa para o seguro de carros BH — principalmente se você tem carro usado, tem filhos jovens que já tiraram a carteira de habilitação e se deseja economizar, participando de um grupo que rateia as despesas.

O que achou das nossas dicas? Já faz assim com seu veículo? Para se manter sempre atualizado sobre o mundo dos carros, assine nossa newsletter! Enviaremos as notificações diretamente para seu e-mail.

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook