4 dicas para cuidar do seu carro e preservar o meio ambiente

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os carros sempre foram considerados grandes agentes de poluição. Parece mesmo sem sentido pensar de outra forma — pelo menos, para muitas pessoas.

Mas, felizmente, é possível conciliar o uso de carro com a sustentabilidade. Vamos dar 4 dicas para cuidar de seu carro e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. A proteção veicular e o seguro de carros podem contribuir nesse sentido!

1. Economize o consumo de combustível

A queima do combustível é um fator crucial na poluição atmosférica, pois emite partículas e gases poluentes.

Evite deixar o tanque na reserva porque os resíduos que ficam no fundo podem entupir os bicos injetores e, assim, prejudicarão o desempenho do motor, o que vai favorecer uma maior evaporação do líquido. O recomendado é manter o tanque do carro sempre acima da metade de sua capacidade.

A calibragem dos pneus também é uma medida ecológica. Quanto mais murchos eles estiverem, o carro consome mais combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes aumenta.

A maneira como você guia seu carro também pode aumentar o consumo de combustível. Evite frenadas bruscas e acelerações desnecessárias. Troque a marcha sempre na rotação certa. Respeite a velocidade e não fique muito tempo parado com o motor em funcionamento.

Todas essas ações ajudam a preservar seu carro e o meio ambiente — e seu bolso. Afinal de contas, com o aumento constante do combustível, a melhor coisa a fazer é economizar.

2. Tenha cuidado com os pneus

Os cuidados com os pneus podem evitar acidentes que podem comprometer, não somente a integridade do carro, mas a dos usuários também.

Em relação ao meio ambiente, vale lembrar que a borracha dos pneus leva muito tempo para se decompor, o que contribui para provocar danos à natureza quando o descarte dos produtos é realizado de forma inadequada.

Uma dica é comprar marcas mais sustentáveis, que demonstrem preocupação com assuntos relacionados à degradação do material. Os pneus ecológicos têm uma vida útil mais longa, o que também é vantajoso do ponto de vista econômico.

3. Escolha um combustível mais ecológico

Uma boa vantagem do carro flex é que ele permite optar pelo tipo de combustível mais adequado. O etanol é uma boa opção para preservar o meio ambiente.

Ele promove um melhor desempenho do motor e a combustão não deixa resíduos de carbono no motor. Assim, você reduz a quantidade de gases poluentes emitidos para a atmosfera. Além disso, o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, ou seja, é um produto renovável.

Fique atento também ao posto em que abastece seu carro. Combustíveis adulterados tendem a ser ainda mais poluentes para o meio ambiente.

4. Contrate a proteção veicular

A proteção veicular, tal como o seguro veicular, protege seu carro contra roubos, furtos, acidentes, incêndios, danos a terceiros e oferece vantagens adicionais como carro reserva e assistência 24 horas. Aderir a um grupo de proteção veicular é uma medida importante para cuidar de seu carro.

Não deixe de fazer uma proteção veicular para seu carro ou sua moto. É uma alternativa satisfatória ao seguro de carros. E tome medidas preventivas para evitar agravos ao meio ambiente.

Gostou de nosso post? Já adota algumas dessas práticas? Gosta de se manter atualizado sobre o mercado automotivo? Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber conteúdo interessante sobre o mercado de carros e seguros diretamente em seu e-mail!

Procurando proteção veicular ou residencial? Entre agora em contato:





Comentários no Facebook